O que faz uma pessoa pensar em morrer?
Muitas são as razões que levam uma pessoa a querer interromper a própria vida. Quero destacar uma delas para discorrer aqui sobre o assunto: A DOR PSÍQUICA.
Assim como o nosso corpo sente dor, a nossa psique também sente. Podemos imaginar como se fosse uma dor intolerável, beirando o insuportável. É uma dor que faz com que a pessoa tente achar saídas para aquilo que sente, uma forma de acabar com aquele sentimento. A vida começa a perder o sentido e tudo fica muito difícil, não existe ânimo no corpo, nem na alma.
Nossa cabeça começa a pensar coisas como: “quero sumir”, “seria bom morrer”, “como seria não estar mais aqui? ”, alimentando cada vez mais a dor de existir. Os pensamentos e a dor se unem e crescem dentro da pessoa, fazendo com que o sujeito se convença de que morrer é a melhor maneira de acabar com o sofrimento.
A pessoa convencida, começa a levar em consideração a possibilidade de causar a própria morte. Aí surgem as ideias suicidas que ficam perambulando, na consciência: “ eu poderia me matar… ”, “eu vou me matar…”, “eu vou acabar com a minha vida o quanto antes!”.
Quando chega neste ponto, a pessoa precisa urgente de ajuda, pois passar da vontade de morrer ao desejo suicida significa que a situação está ficando cada vez mais grave. A “ajuda”, na verdade, é um tratamento psicológico e psiquiátrico, nos quais a pessoa deve receber o cuidado especializado de profissionais de saúde que estarão com ela para apoiar e orientar neste momento de crise psicológica.
Com o tratamento adequado, a pessoa pode começar a ver outras saídas para o problema e pode descobrir novas maneiras de enfrentar a situação, além do suicídio.
Se você precisa de AJUDA AGORA ACESSSE: https://cvv.org.br/ O CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O CVV oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente.
E conte comigo, se precisar!
A imagem deste texto é uma obra de 1839 chamada: Sátira do Suicídio Romântico, do pintor espanhol Leonardo Alenza (domínio público).



